Artigos mais populares

Arquivo do Blogue

Artigos mais recentes

Como posso saber se e quem está a roubar o meu Wi-Fi?

quem está a roubar o meu Wi-Fi
Cortesia: IconArchive

A maioria dos utilizadores da Internet paga uma quantia significativa de dinheiro para usar a internet. Se o utilizador está a notar que a velocidade da internet abrandou ou excede a largura de banda, então, é um sinal de que alguém está a roubar o seu serviço de Internet Wi-Fi. Neste momento o utilizador do computador tem de agir e tomar medidas para parar este abuso. 

Roubar o serviço wifi não é uma tarefa difícil. Qualquer pessoa com um conhecimento mínimo de informática pode piratear um wifi . Isto acontece principalmente devido ao fato de que os serviçosWifi são vulneráveis a qualquer tipo de ataque de pirataria. Assim, devem ser tomadas medidas para evitar o tal roubo do Wi-Fi.

Redes sem fio não são seguras. O roubo do Wi-Fi pode acontecer a qualquer momento. Assim, a única maneira de o evitar é melhorar as configurações de segurança. A maioria dos Wifi domésticos são protegidos usando uma chave WPA2. 

Mas num computador portátil ou qualquer outro telemóvel ou dispositivo tablet, é possível ver a todas as redes Wifi na área próximas . A maioria dos modem ou roteadores tem o mesmo tipo de senhas, ou muitas vezes a senha é 123456. Desta forma é muito fácil roubar uma rede wifi. Assim, é importante proteger a sua rede Wi-Fi.
quem está a roubar o meu Wi-Fi
Cortesia: IconArchive

Se alguém está a usar o seu wifi é realmente fácil de descobri-lo. Verifique na sua rede de computador para ver quantas pessoas estão a parthilar o seu wifi.Basta copiar e colar o link que se segue no Explorador do Windows e verificar o status “Rede\UTILIZADOR\Users”. 

Outra maneira de saber é executar o “prompt de comando” (o botão do windows + R no teclado) e digite “ipconfig”. No entanto isto é realmente difícil para utilizadores não-técnicos.

Outra forma fácil é desligar o modem ou o dispositivo sem fio e verificar se há alguma luz piscando. Se sim, alguém está a roubar o seu wifi. Outra maneira é instalar um programa de software grátis como o "Wireless Network Watcher". Este programa fará uma varredura de limpeza e vai exibir todos os computadores que estão a usar a sua rede sem fio. SoftPerfect WiFiGuard  é outro software gratuito que ajuda a detectar e desactivar o roubo do Wi-Fi.

A melhor maneira de prevenir a pirataria wifi é mudar a password de sua rede wifi a intervalos regulares. Para alterar a senha do utilizador só precisa de sig in no site do router ou modem com o username e passoword e alterá-los. Geralmente, todos estes detalhes são mostrados no próprio router.

0 comments:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.